top of page

A meditação pode ajudar a silenciar a mente

Carolina B. Menezes

2016, 21 de Abril

Uma boa notícia para os adeptos e simpatizantes da meditação, ou mesmo para aqueles que ainda receiam que este assunto seja apenas de domínio esotérico. Segundo um estudo realizado na Universidade de Emory, através de uma colaboração entre os Departamentos de Psicologia, e Psiquiatria e Ciências Comportamentais, a meditação pode realmente ajudar a silenciar a mente.

 

Em uma pesquisa publicada este ano na revista NeuroImage, foram identificados padrões de ativação cerebral distintos enquanto os participantes meditavam, em comparação a quando suas mentes divagavam e se distraíam, mesmo que sem um estímulo específico, cujo fenômeno vem sendo chamado por psicólogos demind wandering.

 

Segundo os autores discutem, mind wandering tem sido bastante associado a estados psicológicos mais negativos, podendo chegar a extremos, como no caso de pessoas com Depressão Ruminativa, ou com dificuldades de concentração, culminando no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os dados do estudo sugerem que o treino em meditação parece ser uma forma de controlar este fenômeno e, portanto, poderia ser uma alternativa para as intervenções psicológicas.

 

Os participantes, os quais eram meditadores com um mínimo de um ano de prática regular, foram solicitados a meditar enquanto seus cérebros eram escaneados por ressonância funcional. Toda vez que percebessem que sua mente havia dispersado, deveriam apertar um botão.

 

Além de encontrar uma ativação cerebral distinta entre a atividade de focar a atenção durante a meditação e omind wandering, os pesquisadores também encontraram uma associação negativa entre o tempo de prática e a ativação de uma região do cérebro chamada córtex pré-frontal ventromedial.

 

Conforme os autores explicam, esta região está envolvida em processos como direcionamento da atenção com base em um objetivo, ou re-orientação da atenção. O fato de que praticantes mais experientes tiveram essa região menos ativada indica que o treino de meditação pode gerar uma maior habilidade de o praticante retornar ao foco da meditação mais rapidamente, e com menos esforço, quando percebe que sua mente divagou.

 

Segundo o grupo de pesquisadores americanos, através da meditação a pessoa pode aprender a se envolver e reagir menos às suas distrações. Assim, praticantes conseguem ter uma maior capacidade de sustentar a atenção em um foco, bem como uma menor probabilidade de se engajar em auto-avaliações e julgamentos, os quais muitas vezes acompanham sintomas ou condições psicológicas negativas.

Como citar este texto:

 

Menezes, C. B. (2016, 21 de Abril). A meditação pode ajudar a silenciar a mente (Website Alfabetização Científica em Psicologia). Recuperado de http://alfabetizacaopsico.wix.com/home#!blank-4/g21ik

Referência:

 

O artigo Mind wandering and attention during focused meditation: A fine-grained temporal analysis of fluctuating cognitive states (doi: 10.1016/j.neuroimage.2011.07.008), de Wendy Hasenkamp e outros, pode ser lido na revista NeuroImage clicando aqui.

bottom of page